Água mole em pedra dura...

2005-05-15

A directiva Bolkestein/Frankenstein

Constituição Europeia, Artigo 1-3, ponto 2:

" A União oferece aos seus cidadãos um espaço de liberdade, de segurança e de justiça sem fronteiras interiores, e um mercado interno onde a concorrência é livre e não distorcida."

1- A principal característica desta legislação proposta é o "princípio da origem". Serviços vendidos no exterior submeter-se-iam às regras do seu país de origem. Isto significa que companhias em França ou na Alemanha, por exemplo, poderiam contratar serviços da Polónia ou da Eslováquia com o salário mais baixo e desembaraçar-se dos padrões profissionais do "país de origem".

2- A "Europa social" prometida pelos políticos durante anos significaria harmonizar padrões sociais em sentido ascendente, acabando por alinhar todos os Estados membros com aqueles que tivessem os níveis mais elevados de protecção ao trabalhador, de salários e de benefícios. O Reino Unido — quer com os Trabalhistas como com o Conservadores — bloqueou teimosamente todas as tentativas nesse sentido. Agora, a directiva Bolkestein torna bastante claro que o impulso é no sentido de reduzir os padrões, trazendo-os para os níveis mais baixos.

Humm, começo a inclinar-me para o NÃO!

Original em http://www.counterpunch.org/johnstone04262005.html

Ping

Sem comentários:

Arquivo do blogue